O Verbo que se fez Carne, Deus habita ente nós.
Evangelho do Dia: João 1, 1-18
Hoje, o céu e a terra se abraçam. O comentário bíblico dos Dehonianos nos convida a contemplar o mistério da Encarnação não apenas como um evento histórico, mas como um "hino ao amor de Deus". No Prólogo de São João, somos levados às origens mais profundas de Jesus: Ele é a Palavra (o Verbo) que estava com Deus e era Deus.
A meditação destaca que essa Palavra não permaneceu distante ou abstrata. Ela "se fez carne e habitou entre nós". No texto original, a expressão indica que Deus "armou sua tenda" em nossa fragilidade humana. Jesus assume a nossa "carne" — termo que na Bíblia representa a nossa condição limitada, passível de dor e finitude — para nos comunicar a Sua Vida e a Sua Luz.
Os Dehonianos nos lembram que acolher o Menino de Belém é aceitar o projeto íntimo de Deus, que se tornou inteligível e visível. Mesmo que o mundo, muitas vezes, não O reconheça ou O rejeite, para aqueles que O recebem, Ele concede o poder de se tornarem filhos de Deus. O Natal é, portanto, a festa da nossa dignidade recuperada. Como dizia o Padre Dehon, é no Coração de Jesus que encontramos o irmão e o amigo pronto a nos consolar e iluminar. Hoje, a luz vence as trevas da indiferença; a Vida eterna se manifesta na simplicidade de um recém-nascido.
Oração a Jesus Cristo
Senhor Jesus Cristo, Verbo Eterno do Pai, nós Vos adoramos nesta manhã radiante de Natal. Obrigado por não terdes permanecido no esplendor da vossa glória, mas por terdes escolhido a nossa humanidade, fazendo-Vos pequeno e pobre para nos enriquecer.
Neste dia, pedimos que a vossa luz dissipe as sombras do nosso egoísmo e da nossa falta de esperança. Que a vossa "tenda" armada entre nós seja o nosso refúgio e a nossa força. Ensinai-nos a reconhecer a vossa presença nos irmãos mais necessitados, onde a vossa carne continua a sofrer e a esperar por amor.
Jesus, manso e humilde de coração, fazei que o nosso coração se assemelhe ao vosso. Que a alegria deste nascimento não seja um sentimento passageiro, mas a certeza de que nunca mais estaremos sós. Reinai em nossas famílias e trazei ao mundo a paz que só Vós podeis dar. Amém.
Comentários
Postar um comentário
Comentários indevidos serão bloqueados e devidamente notificados.