Pular para o conteúdo principal

E se Deus não fosse como nós O imaginamos? Livro: A Loucura do Amor.

 

E se Deus não fosse como nós O imaginamos?

Há livros que se propõem a explicar Deus. Outros, mais ousados, tentam defendê-Lo. A Loucura do Amor, no entanto, segue um caminho mais raro e necessário: não explica, não defende — convida.

O leitor que se aproxima destas páginas não encontrará aqui um tratado acadêmico de teologia, nem um manual de respostas prontas para as grandes inquietações da fé. Encontrará, antes, um itinerário interior. Uma travessia. Um chamado silencioso para contemplar o mistério central do cristianismo: o amor radical de um Deus que escolheu fazer-Se humano.

Desde as primeiras linhas, o autor nos desloca de uma imagem confortável e funcional de Deus — muitas vezes moldada por nossos medos, desejos de controle e necessidades imediatas — para nos colocar diante de um Deus desconcertante. 

Um Deus que não se impõe pelo poder, mas Se oferece na fragilidade; que não domina pela força, mas espera no silêncio; que não salva à distância, mas entra na história, assume a dor e carrega a cruz.

    Ao longo da história, o ser humano construiu imagens de um Deus distante, poderoso e controlador — um Deus que exige, pune e se impõe. A Loucura do Amor convida o leitor a atravessar essas imagens e a contemplar um mistério muito mais desconcertante: o de um Deus que escolheu fazer-Se humano.

    Neste livro, somos conduzidos a uma reflexão profunda e acessível sobre a Encarnação, a cruz, o silêncio de Deus e a lógica radical do amor cristão. Um Deus que não se impõe pelo espetáculo, mas se oferece na fragilidade; que não domina pela força, mas espera no silêncio; que não salva à distância, mas caminha conosco até as últimas consequências.

   Mais do que explicar Deus, esta obra provoca um encontro. Um convite a abandonar a lógica do medo, da troca e da superioridade, para redescobrir a dignidade de filhos e a vocação ao amor, ao perdão e ao serviço.

    A Loucura do Amor não pede aplauso, pede resposta.
   O Deus que quis ser humano ainda espera por você.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Luz que Chama e a Rede que Liberta

  A Luz que Chama e a Rede que Liberta Evangelho do Dia: Mateus 4, 12-23 Tendo (Jesus) ouvido que João fora preso, retirou-se para a Galileia. Depois, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, situada junto do mar, nos confins de Zabulon e Neftali, cumprindo-se o que tinha sido anunciado pelo profeta Isaías, quando disse ( Is 8,23, Is. 9, 1 ); Terra de Zabulon e terra de Neftali, terra que confina com o mar, pais além do Jordão, Galileia dos gentios! Este povo, que jazia nas trevas, viu uma grande luz; e uma luz levantou-se para os que jaziam na sombra da morte. Desde então, começou Jesus a pregar: "Fazei penitência, porque está próximo o reino dos céus." Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e, André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. "Segui-me, lhes disse, e eu vos farei pescadores de homens." E eles, imediatamente, deixadas as redes, o seguiram. Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, f...

GRAÇA E LIBERDADE: O PARADOXO DA CORRESPONDÊNCIA AO AMOR

  GRAÇA E LIBERDADE: O PARADOXO DA CORRESPONDÊNCIA AO AMOR O sacrifício de Jesus na Cruz não foi um "cheque" que pagamos com a nossa obediência, nem um sistema de méritos onde o Criador nos atende porque "oramos muito." Ele foi um dom radical e gratuito.  A Graça é justamente este Amor que nos atinge, que nos encontra enquanto éramos ingratos e nos resgata. Ela é a prova de que o acesso de volta ao Pai é presenteado, e não conquistado. Neste ponto, surge o belíssimo paradoxo da nossa Liberdade.  O Rei poderia ter agido com força espetacular, obrigando-nos a voltar, transformando-nos em súditos por medo. Mas Ele nos deu a mais alta dignidade: a liberdade de escolher amá-Lo de volta. A Graça é o Amor que nos habilita, e a Liberdade é a nossa resposta ativa.  O esforço para não mais pecar e para combater o egoísmo não é para "ganhar" a salvação, mas para corresponder à loucura do Amor que já nos foi dada. É um ato de gratidão que nos tira da "Armadilha d...

A Quaresma: Um Caminho de Volta ao Coração. - Onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração.

  A Quaresma: Um Caminho de Volta ao Coração Onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração Muitas vezes, vivemos para o "exterior": a aparência, o reconhecimento alheio, a busca por aplausos que alimentam o ego, mas deixam a alma vazia. Hoje, as cinzas que recebemos não são um sinal de tristeza, mas um convite à verdade. Elas nos lembram que somos pó, sim, mas um pó amado por Deus. Ao iniciarmos esta Quaresma, Jesus nos chama para o "segredo" — aquele lugar profundo dentro de nós onde ninguém nos vê, exceto o Pai. É tempo de rasgar o coração e não apenas as vestes, permitindo que a misericórdia de Deus cure nossas incoerências e nos ensine a amar sem esperar nada em troca. Você está pronto para fechar a porta do mundo e ouvir o que o Pai tem a lhe dizer no silêncio? Evangelho do Dia: Mateus 6, 1-6. 16-18 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus "Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 'Ficai atentos para não praticar a vossa justiç...