O Amor acima da Lei.
Família de fé! Paz e bem,
Seja muito bem-vindo a mais um momento especial de reflexão e encontro com a Palavra de Deus
Evangelho, segundo Lucas, capítulo 14, versículos de 1 a 6
Naquele tempo: Tendo entrado, a um sábado, em casa de um dos principais fariseus para comer uma refeição, todos o observavam. Achava-se ali, diante dele, um hidrópico. Jesus, dirigindo a palavra aos doutores da Lei e fariseus, disse-lhes: «É permitido ou não curar ao sábado?» Mas eles ficaram calados. Tomando-o, então, pela mão, curou-o e mandou-o embora. Depois, disse-lhes: «Qual de vós, se o seu filho ou o seu boi cair a um poço, não o irá logo retirar em dia de sábado?» E a isto não puderam replicar.
No Evangelho de hoje, Jesus é observado atentamente pelos fariseus enquanto toma uma refeição na casa de um deles, num dia de sábado. Ali, encontrava-se um homem doente.
Jesus, sabendo que O vigiavam, toma a iniciativa e provoca a controvérsia. Ele pergunta diretamente aos doutores da Lei: "É permitido ou não curar ao sábado?"
Diante do silêncio deles, Jesus cura o homem e o manda embora.
Imediatamente, Ele confronta a hipocrisia dos seus observadores com uma questão retórica: "Qual de vós, se o seu filho ou o seu boi cair a um poço, não o irá logo retirar em dia de sábado?"
Ninguém pôde replicar. O silêncio deles, tanto antes quanto depois da cura, demonstra a incapacidade de contestar o Mestre. Jesus reafirma, assim, que a lei do amor e da misericórdia é superior à observância rígida da lei do sábado, especialmente quando essa observância é usada de forma hipócrita.
Da mesma forma, no Evangelho, Jesus expõe-se deliberadamente à crítica e à futura condenação para fazer o bem àquele homem doente. A Sua caridade não Lhe permite esperar. Ele não age como quem salva um animal, mas como quem salva um filho.
Hoje, encontramos nestas leituras dois exemplos de caridade sem limites. Somos chamados a abrir nosso coração a esse mesmo amor. Um amor que se recusa a excluir, que sofre por aqueles que ainda estão longe de Deus e que nos impulsiona a colocar a misericórdia acima do julgamento.
Você não está sozinho nessa caminhada. Aqui, somos irmãos em Cristo, sustentados pela mesma esperança.
Oremos.
Senhor Jesus, Mestre da verdadeira Lei, Hoje, Vós nos mostrais que nenhuma regra é mais importante do que o amor e a compaixão. Vós não hesitastes em curar no sábado, desafiando aqueles que tinham o coração endurecido pela lei, mas vazio de misericórdia. Pedimos-Te, Senhor: livra-nos da hipocrisia. Quebra o nosso orgulho e a nossa indiferença. Ensina-nos a ver o sofrimento do nosso irmão, mesmo quando o mundo nos diz para esperar ou para não nos envolvermos. Que a Tua caridade, que Te levou à Cruz, e a caridade de Paulo, que o fez sofrer por amor aos seus, inflamem o nosso coração. Que saibamos sempre colocar a pessoa humana acima de qualquer preceito, e o Teu amor acima de todo julgamento.
Amém.
CLICK NA IMAGEM PARA OUVIR ESTE EPISÓDIO
.png)
Comentários
Postar um comentário
Comentários indevidos serão bloqueados e devidamente notificados.