O Batismo de Jesus: O Mergulho do Amor na Humanidade.
Comentário e Resumo Bíblico:
Hoje, celebramos a Festa do Batismo do Senhor, um momento que encerra o Ciclo do Natal e nos apresenta Jesus não mais como o recém-nascido no presépio, mas como o Servo de Deus que inicia sua missão pública.
O Evangelho deste dia é extraído de Mateus, capítulo 3, versículos 13 a 17.
Neste relato, Jesus se desloca da Galileia até o Rio Jordão para ser batizado por João Batista. João, reconhecendo a santidade de Cristo, tenta impedi-lo, dizendo que ele é quem precisava ser batizado. No entanto, Jesus insiste, afirmando que é necessário "cumprir toda a justiça". Ao sair das águas, um sinal extraordinário acontece: o céu se abre, o Espírito de Deus desce como uma pomba e a voz do Pai ecoa: "Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado".
O comentário dehoniano destaca que este batismo não é para o perdão de pecados, pois Jesus é o Santo de Deus, mas sim um ato de solidariedade radical conosco. Jesus mergulha nas águas da nossa humanidade, assumindo nossas fragilidades para nos elevar à dignidade de filhos e filhas. Ele se apresenta como o "Servo Manso" profetizado por Isaías, que não quebra a cana rachada nem apaga o pavio que ainda fumega, mas age com misericórdia para instaurar o Reino de Deus.
Oração a Jesus Cristo:
Senhor Jesus Cristo, que ao ser batizado nas águas do Jordão, revelastes ao mundo a vossa identidade divina e o vosso compromisso com a nossa salvação. Nós Vos agradecemos por não terdes hesitado em partilhar a nossa condição humana e por nos terdes aberto as portas do céu.
Concedei-nos, Senhor, a graça de vivermos com fidelidade o nosso próprio batismo. Que o Espírito Santo, que sobre Vós pousou, também habite em nossos corações, transformando nosso egoísmo em serviço e nossa indiferença em amor. Que a voz do Pai, que Vos proclamou Filho Amado, ecoe em nossas almas todos os dias, lembrando-nos que também somos escolhidos e amados por Deus. Dai-nos força para, como Vós, passarmos pelo mundo fazendo o bem e libertando os oprimidos. Amém.

Comentários
Postar um comentário
Comentários indevidos serão bloqueados e devidamente notificados.