A Voz que Abre Caminhos para a Luz
Evangelho do Dia: João 1, 19-28
Eis o testemunho de João, quando os Judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas a perguntar-lhe: "Quem és tu"?Ele confessou a verdade, não a negou; e confessou: "Eu não sou o Cristo".Eles perguntaram-lhe: "Quem és pois? És tu Elias"? Ele respondeu: "Não sou". "És tu o profeta"? Respondeu: "Não".Disseram-lhe então: "Quem és, pois, para que possamos dar resposta aos que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo?"Disse-lhes então: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías (Is 40, 3)."Ora os que tinham sido enviados eram fariseus.Interrogaram-no, dizendo: "Como baptizas, pois, se não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?"João respondeu-lhes: "Eu baptizo em água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis.Esse é o que há-de vir depois de mim, ao qual eu não sou digno de desatar a correia das sandálias."Estas coisas passaram-se em Betânia, da banda de além do Jordão, onde João estava baptizando.
Palavras para nossa Salvação.
Resumo e Comentário Bíblico:
João entende que sua missão não é ser o centro, mas ser o anúncio. Ele é a voz que clama no deserto, preparando o terreno para Aquele que já está no meio de nós, mas que muitas vezes não reconhecemos. A espiritualidade dehoniana nos convida hoje a olhar para essa humildade de João e dos santos bispos Basílio e Gregório. Ser cristão é, essencialmente, ser um reflexo da luz de Cristo. Assim como o Batista, somos chamados a "endireitar os caminhos" da nossa vida, removendo os obstáculos do egoísmo e do orgulho, para que Jesus possa transitar livremente em nossos corações e em nossa sociedade. O convite é claro: não sermos nós a Palavra, mas deixarmos que a Palavra de Deus ressoe através do nosso modo de viver, de falar e de amar.
Oração a Jesus Cristo:
"Senhor Jesus Cristo, Luz do mundo e Cordeiro de Deus, nós Te louvamos pelo exemplo de João Batista e pela vida santa de Basílio e Gregório. Pedimos-Te hoje a graça da verdadeira humildade. Que não busquemos as honras deste mundo, nem a glória passageira, mas que tenhamos a coragem de ser apenas 'vozes' que anunciam a Tua presença salvadora.
Jesus, ajuda-nos a reconhecer-Te no meio de nós, nos rostos dos irmãos e nos desafios de cada dia. Purifica os nossos corações e endireita os nossos caminhos, para que sejamos instrumentos de Tua paz e de Tua justiça. Que o nosso agir seja um reflexo do Teu amor, e que, ao olhar para nós, o mundo não veja a nossa figura, mas a Tua luz brilhando através de nossas obras. Amém."

Comentários
Postar um comentário
Comentários indevidos serão bloqueados e devidamente notificados.